Walter Alves Noronha
Grão-Mestre
Meus Irmãos,
Com muita alegria, criamos, no dia 12 de fevereiro, a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade Calçadense N° 108, em São José do Calçado, atendendo aos pedidos dos Irmãos da região.
A Oficina já iniciou as suas atividades com 23 membros e, com o apoio da Grande Loja, prepara a construção do seu Templo próprio em um terreno de 904 metros quadrados, na Rodovia ES 484, em São José do Calçado, sentido Bom Jesus do Norte (ES).
Durante a 207º Reunião Ordinária da Soberana Grande Assembleia Deliberativa Equinócio de Outono, em 19 de março, inauguramos o elevador da sede na nossa Grande Loja, ampliando a acessibilidade dos Irmãos ao segundo andar, onde está situado o nosso Templo.
Também deflagramos o período eleitoral para o Grão-Mestrado 2022-2025, oportunizando aos candidatos fazer o uso da palavra para os cerca de 250 Irmãos presentes. As eleições presenciais serão realizadas, no mês de junho, nas 108 Lojas Jurisdicionadas, e a apuração está marcada para o dia 25 desse mês, durante a Soberana Grande Assembleia Deliberativa Solstício de Inverno, na sede da Grande Loja. O futuro da nossa Potência está nas mãos de cada um dos Irmãos com direito a voto. Por isso, caso esteja apto a votar, participe do pleito eleitoral.
Com a melhora do cenário da pandemia, estamos intensificando as visitas às Lojas, o que foi uma marca desse Grão-Mestrado, dialogando com os nossos Irmãos e estreitando a relação com as Oficinas. Sigo com o mesmo entusiasmo e dedicação de quando assumi, em 2015, trabalhando pelo fortalecimento da nossa Potência.
Um fraterno abraço aos Irmãos.
Av. Joubert de Barros, 358, Bento Ferreira
Vitória/ES, CEP 29050-720, Telefax (27) 2124-1000
ADMINISTRAÇÃO 2019/2022
Grão-Mestre
Walter Alves Noronha
Eminente Grão-Mestre
Enos Bayerl de Morais
Grande 1º Vigilante
Luciheder Costa
Grande 2º Vigilante
Bráulio Arrivabene
Grande Orador
José Nivaldo Campos Vieira
Grande Orador Adjunto
Walterleno Maifrede Noronha
Grande Secretário de Relações Interiores
Aldo Alves Gonçalves
Grande Secretário de Relações
Interiores Adjunto
Tamaturgo Glenan Vittoraci
Grande Secretário de Relações Exteriores
Jorge Henrique Valle dos Santos
Grande Secretário de Relações
Exteriores Adjunto
Raphael Guimarães de Freitas
Grande Tesoureiro
Miguel dos Santos Costa
Grande Tesoureiro Adjunto
Reinaldo Marques
Grande Secretário de
Relações Paramaçônicas
Sylvio Borges Maximo
Grande Secretário de Relações
Paramaçônicas Adjunto
Wagner Franco Ribeiro
Grande Secretário de Comunicação
Clério Moreira do Prado Júnior
Grande Secretário de Comunicação Adjunto
José Carlos Soares
Grande 1º Diácono
Odarlino Alberto Plaster
Grande 2º Diácono
Marcos Jaisson Garbelotto
Grande Hospitaleiro
Altamir José Pereira Costa
Grande Hospitaleiro Adjunto
José Ubaldo dos Anjos Júnior
Grande Mestre de Cerimônias
Gerson Luís Marques de Almeida
Grande Mestre de Cerimônias Adjunto
Wellington D’ Assunção Martins
Grande Porta-Estandarte
Márcio Tadeu Pessi
Grande Porta-Bandeira
Francisco de Paulo Rodrigues
Grande Porta-Espada
Sebastião Júnior de Mattos
Grande Guarda do Templo
José Nilton Nicoli Romanel
Grande Cobridor
Gilmar Claudio
Grande Cobridor Adjunto
Nilton Corrêa da Silva
Grande Mestre de Harmonia
Marcos Vinicius de Olivera
Grande Mestre de Harmonia Adjunto
Manoel Brasileiro Dias Júnior
Grande Bibliotecário
Acle Zouain Filho
Grande Arquiteto
Arthur Henrique Zenóbio Ribeiro
O InforMaçom é uma publicação
da Grande Loja Maçônica do
Estado do Espírito Santo.
Produção editorial
Inova Comunicação Estratégica
fotoS
Carlinhos Soares
Márcio Guidolini
Lucas S. Costa
DESIGN
Geraldo Neto
Publicação digital
Coluna do Eminente
A Maçonaria é uma instituição que tem por objetivo tornar feliz a humanidade, pelo amor e pelo aperfeiçoamento dos costumes, tendo entre os seus princípios a moral e a ética, seguidos por homens livres e de bons costumes.
Entre Irmãos não há lugar para revanchismo, rivalidade ou inimizade. Essas são condutas abomináveis até no mundo profano, no qual a disputa, às vezes, se dá por ataque vil, baixo e pessoal, adubado com inverdades e vulgaridades.
A Maçonaria busca o progresso do homem Maçom em toda a sua essência, demandando o agir profundamente com inteligência e temperança. E esse deve ser sempre o nosso comportamento, inclusive em momento de eleição, no qual dividimos opiniões sobre os Irmãos candidatos.
Infelizmente, Irmãos têm sido seduzidos por essas ‘artimanhas profanas’, deixando de lado a premissa de que entre nós, Irmãos, não há inimizade, mas divergências de pensamentos.
Nesta eleição ao Grão-Mestrado tem havido ataques a vários Irmãos, em especial aqueles cujos entendimentos mais se aproximam à atual Administração, ataques esses pessoais, vis, rasteiros e, acima de tudo, mentirosos.
Na Maçonaria, definitivamente, não há lugar para esse tipo de comportamento!
Entre Irmãos
não há lugar para
revanchismo,
rivalidade ou
inimizade
Enos Bayerl de Morais
Eminente Grão-Mestre
“Essas são condutas abomináveis até no mundo profano”
ALTA ADMINISTRAÇÃO
DELEGADOS DO
GRÃO-MESTRE que COMPÕEM
A ALTA ADMINISTRAÇÃO
Isaías Nunes de Jesus
Delegado da 19ª Região
Afonso Cláudio/Brejetuba/
Laranja da Terra
Sou extremamente grato ao Sereníssimo Grão-Mestre, Walter Alves Noronha, ao Eminente Grão-Mestre, Enos Bayerl de Morais, e ao Past Eminente Grão-Mestre, Valdir Massucatti, pelo brilhante trabalho desenvolvido à frente de nossa Grande Loja. Eles não mediram esforços para se fazerem presentes em todas as Lojas Jurisdicionadas, em especial, nas Lojas da 19ª Região.
Pautada pela transparência, ética e respeito a todos os Irmãos, a Administração do Sereníssimo Walter Alves Noronha sempre nos apoia em nossas necessidades.
Agradeço ao GADU por ter me permitido estar junto a esse Maçom admirável e símbolo a ser seguido.
Aos Veneráveis Mestres e ao Delegado Adjunto da 19ª Região, agradeço a parceria”.
Soberana Grande Assembleia
é sucesso de público
A primeira Soberana Grande Assembleia Deliberativa do ano, no dia 19 de março último, foi sucesso de público, com cerca de 250 Irmãos presentes de todas as regiões do Estado. A melhora do cenário de pandemia e flexibilização das medidas restritivas em relação aos eventos contribuíram para a expressiva presença de Irmãos.
Durante a 207º Reunião Ordinária da Soberana Grande Assembleia Deliberativa Equinócio de Outono, o Sereníssimo Grão-Mestre Walter Alves Noronha realizou a prestação de contas da Grande Loja e deflagrou o período eleitoral para o Grão-Mestrado 2022-2025, oportunizando aos candidatos fazer o uso da palavra para Irmãos presentes.
As eleições presenciais serão realizadas, no período de 6 a 10 de junho próximo, nas 108 Lojas Jurisdicionadas, e a apuração está marcada para o dia 25 do mesmo mês, durante a Soberana Grande Assembleia Deliberativa Solstício de Inverno, na sede da Grande Loja.
“O futuro da nossa Potência está nas mãos de cada um dos Irmãos com direito a voto. Por isso, caso esteja apto a votar, participe do pleito eleitoral”, destacou o Grão-Mestre.
ELEVADOR
Durante o evento, foi inaugurado o elevador da sede na Grande Loja, ampliando a acessibilidade dos Irmãos ao segundo andar, onde está situado o Templo.
Grão-Mestre Walter
Alves Noronha funda a
Loja Fraternidade Calçadense Nº 108
No dia 12 de fevereiro último, o Grão-Mestre Walter Alves Noronha fundou a Loja Fraternidade Calçadense Nº 108, durante uma emocionante sessão em que também foram Regularizados e Filiados 12 Obreiros e Iniciados 11 Irmãos.
Atualmente, os Irmãos se reúnem em Bom Jesus do Norte, na Loja Gilto Lepre dos Reis Nº 84, onde houve a sessão especial de fundação. Após os trabalhos, ocorreu um jantar festivo em São José do Calçado, do qual participaram cerca de 300 pessoas, incluindo Irmãos de várias localidades, entre eles membros da Alta Administração da GLMEES, cunhadas, sobrinhos e convidados.
A Loja será construída em um terreno de 904 metros quadrados, na Rodovia ES 484, em São José do Calçado, sentido Bom Jesus do Norte (ES). O imóvel foi doado pela Prefeitura de São José do Calçado, e a doação autorizada pela Câmara de Vereadores, que aprovou unanimemente a instituição do Dia do Maçom no município.
“A construção da Loja Fraternidade Calçadense Nº 108 é um sonho dos Irmãos da região, que se engajaram junto às autoridades locais para buscarem um local para as suas reuniões e obtiveram o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. A Grande Loja apoia essa inciativa e já está contribuindo financeiramente com esse projeto”, afirmou o Grão-Mestre Walter Alves Noronha.
GLMEES faz homenagens
à Prefeitura e Câmara de São José do Calçado
A Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo homenageou a Prefeitura de São José do Calçado e à Câmara Municipal pelos relevantes serviços prestados à Potência, à Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade Calçadense Nº 108 e aos munícipes, concedendo ao Executivo e ao Legislativo local a comenda da Ordem do Mérito Maçônico.
A condecoração ocorreu durante o jantar em comemoração à fundação da Loja Fraternidade Calçadense Nº 108. Representando o prefeito Antônio Coimbra de Almeida e os servidores da prefeitura, o procurador-geral Laurence Bianchi Ferreira recebeu a comenda destinada à Prefeitura. O vereador Roberto João Mozelli, representou o Legislativo Municipal.
No evento, a GLMEES ainda realizou a doação ao Recanto Carlos José Nunes - Lar dos Idosos de São José do Calçado de duas cadeiras de rodas, duas cadeiras de banho e dois pares de muletas, entregues ao presidente da entidade, João Batista Maciel Bindes.
Também foram entregues à Prefeitura Municipal 250 kits escolares para os alunos de uma escola municipal, composto por caderno capa dura, lápis, borracha, lapiseira e camisa do projeto Consciência Cidadã.
Sessão solene
em homenagem à
Ordem Demolay na Assembleia Legislativa
Em sessão solene alusiva à Ordem Demolay – dia em memória a Jacques Demolay, a Assembleia Legislativa homenageou, no dia 18 de março último, 27 membros da Ordem e da Maçonaria. O Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo Demetre Andrikopoulou foi condecorado com a comenda Domingos Martins, a maior honraria do Legislativo capixaba.
A solenidade, realizada no Plenário Dirceu Cardoso, foi iniciativa do deputado Dr. Emílio Mameri. Durante o evento, o parlamentar destacou a importância da atuação da Ordem DeMolay, que promove trabalho com rapazes na faixa etária de 12 a 21 anos, com foco na formação de cidadãos e lideranças no Espírito Santo.
O Past Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Espírito Santo, Demetre Andrikopoulou, comerciante de origem grega, pontuou em sua fala a relevância da Ordem em nosso País. “Considero a Ordem DeMolay o maior feito no Brasil depois do que a Maçonaria fez pela independência do Brasil e pelo fim da escravatura”, disse.
Demetre Andrikopoulou foi o responsável por trazer a Ordem Demolay para o Estado do Espírito Santo e deixou um importante legado de realizações em favor da Ordem.
Participaram da mesa de honra, além do deputado, a Vice-Governadora Jacqueline Moraes, o Grão-Mestre da GLMEES e Legionário de Honra da Ordem Demolay, Walter Alves Noronha; o Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil, Hélio Soares da Luz Sodré; e o Past Grão-Mestre Demetre Andrikopoulou.
Também compuseram a mesa o Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay, Eduardo Natalli Gomide; o Secretário-Geral de Entidades Paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil no Espírito Santo, Guilherme de Castro Couto Santos; o primeiro Sênior DeMolay e desembargador Raphael Americano Câmara; o DeMolay da 1ª turma de Iniciáticos Capixabas e presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Wilton Cunha N° 180, Renato Aguiar Silva; e o Mestre Conselheiro Estadual da Ordem DeMolay, Vitor Emanuel Corrêa da Silva.
Álvaro Guilherme Ayres Capistrano
Aloisio Serqueira Gomes
Antônio Fortunato Neto
Bruno Lacerda Rangel
Demetre Andrikopoulou
Eduardo Natalli Gomide
Felipe Ribeiro Lima
Guilherme de Castro Couto Santos
Guilherme N. Bourguignon Santana
Hélio Soares da Luz Sodré
Iago dos Santos Machado
Ismar Luiz Follador
Julio Maria Heitor
Lecy Guilherme de Souza (in memoriam)
Leonardo da Silva Lopes
Pedro Carlos Mengal dos Santos
Raphael Americano Câmara
Raphael Tirello de Carvalho
Rafael José Alves da Silva
Rafhael Guimarães de Freitas
Renato Aguiar Silvar
Rodrigo Hequer Colona
Rodolfo Mai
Sebastião Alves Gandra
Vitor Prates Ribeiro
Silvestre Magnago de Mattos Panciere
Walter Alves Noronha
Yuri Clintow Silva Machado
Ordens Paramaçônicas
ganham Sala Capitular para reuniões em Cariacica
A Grande Loja inaugurou, no dia 2 de abril último, a Sala Capitular destinada às Ordens Paramaçônicas, na Loja Sebastião Rodrigues de Souza N° 46, no Oriente de Cariacica.
O evento foi prestigiado por membros da Ordem Demolay, Ordem da Estrela do Oriente, Bodes do Asfalto, Filhas de Jó e Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, que agradeceram a inciativa e o apoio da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES).
Em nome da Assembleia Plenitude das Cores N° 02, da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, a Ilustre Preceptora Maria Clara Bispo fez a leitura e entregou uma carta ao Sereníssimo Grão-Mestre Walter Alves Noronha em reconhecimento à atuação em benefício das Ordens Paramaçônicas.
A Loja Sebastião Rodrigues de Souza N° 46 recebeu nova fachada, patrocinada pela GLMEES, dando mais visibilidade à Oficina. “Iniciamos, nesta Gestão, um trabalho de derrubar os muros das Lojas, ampliando a conexão com a sociedade”, afirmou o Grão-Mestre.
Nessa Oficina também se reúnem as Lojas Luzes da América N° 71 e Inspiração e Luz N° 87, presentes no evento. Além de membros da Alta Administração, prestigiaram o evento os Veneráveis Mestres Pablo Toledo Talon (Luzes da América N° 71) e Bruno Cesar Andrade Fonseca (Inspiração e Luz N° 87) e o Primeiro Vigilante da Loja Sebastião Rodrigues de Souza N° 46, Ademir Luiz Fuzari.
Loja Arautos da Liberdade N°54
Loja Honra e Virtude Nº 101
Loja João Baptista Celestino Nº24
Loja Sentinela da Paz Nº57
Loja Colunas de Jerusalem Nº70
Loja Oráculo de Elêusis Nº36
Loja Os Incofidentes Nº42
Loja União e Paz Nº69
GLMEES PRESENTE NAS LOJAS
reconhecimento conjugal
No dia 1° de fevereiro último, o Grão-Mestre Walter Alves Noronha presidiu a cerimônia de reconhecimento conjugal do Mestre Maçom Jonny Vieira Moura e da cunhada Karin Dubberstein Tozetti Moura.
A cerimônia aconteceu na Loja Maçônica Experiencia e Sabedoria N⁰ 47 (Vitória). Que o Grande Arquiteto do Universo siga abençoando essa união!
GLMEES participa da
XXV Assembleia
Extraordinária da
CMI em Lima, no peru
Entre os dias 23 e 26 de março, ocorreu na cidade de Lima (Peru), a XXV Assembleia Geral Extraordinária da CMI – Confederação Maçônica Interamericana, tendo como assuntos debatidos, dentre outros, os reflexos da pandemia de Covid-19 na Maçonaria e a imagem da Maçonaria perante a sociedade.
A abertura da Assembleia foi presidida pelo então Grão-Mestre da Grande Loja do Peru, Carlos Grados Lau. Durante o evento, o Secretário-Executivo da CMI, Geraldo Macedo, fez um discurso centrado em princípios como coragem, resiliência e união, os quais têm servido de pilares para os trabalhos da confederação.
Na Assembleia, foram comemorados os 75 anos da confederação e os 140 anos da Grande Loja do Peru. Representando a Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo, estiveram presentes o Grão-Mestre, Walter Alves Noronha, e o Grande Secretário de Relações Exteriores, Jorge Henrique Valle dos Santos, que inclusive presidiou reunião durante o Seminário de Relações Exteriores, que contou com a participação dos Grandes Secretários e Chanceleres das potências confederadas presentes.
O evento foi concluído com a assinatura de 59 tratados de reconhecimento entre as potências confederadas, sete deles envolvendo a GLMEES, seguido da elaboração e leitura da intitulada “Carta de Lima”, pela qual a CMI se posiciona contrária à violência e em defesa da diplomacia e da paz entre os povos.
Também fez parte da programação a posse do novo Grão-Mestre da Grande Loja do Peru, Eulogio Mario Carreras Vásquez que, conforme determina o estatuto da CMI, assumiu a presidência da entidade ao final da assembleia.
Grande loja de Brasília sedia
LIV conferência de
Grão-Mestres
O Sereníssimo Walter Alves Noronha e o Grande Secretário de Relações Exteriores Jorge Henrique Valle dos Santos, participaram no mês de fevereiro, em Brasília, da LIV conferência de Grão-Mestres.
Ainda na capital federal, representando a GLMEES, o Grão-Mestre e o Grande Secretário participaram das comemorações do 59º aniversário de fundação da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal (GLMDF) e da Fundação e Instalação da Loja Horeb N° 43, do Rito de York, e posse da diretoria.
Grão-Mestre recebe
Título de Doutor
Honoris Causa
Em março último, o Grão-Mestre
Walter Alves Noronha esteve
em Brasília, onde recebeu o
Título de Doutor Honoris Causa.
A cerimônia foi realizada no
auditório Parlamundi da LBV.
A honraria foi concedida pela
Uniscecap, na pessoa do
magnífico reitor professor
Dr. Hamilton Werneck, a
personalidades que tenham se
destacado por sua contribuição
à cultura, à educação ou
à humanidade.
Florianópolis
sedia a LI CMSB marcada para julho
Entre os dias 13 e 16 de julho, Maçons, cunhadas
e sobrinhos de todo o País participam da
LI Assembleia Geral Ordinária da CMSB, em
Florianópolis, Santa Catarina. O tema deste
ano será “Conhecer-se e Aperfeiçoar-se
pelo Trabalho”.
Durante a conferência serão realizadas reuniões,
nas quais serão deliberados temas de interesse
geral da Maçonaria brasileira, em especial os
relacionados às Grandes Lojas.
Os Irmãos interessados em participar do evento
podem realizar a inscrição pelo site cmsb2022.com.br. No endereço eletrônico também é possível visualizar toda a programação preparada para receber a família Maçônica.
Lojas da Região
Norte promovem
1º Encontro de Verão
da Família Maçônica
Organizado por 16 Lojas jurisdicionadas, com o
apoio da Grande Loja, o evento foi realizado no
último dia 9 de abril, no Clube Banestes, em Guriri,
São Mateus, e contou com a presença de Irmãos,
de todas as regiões do Estado, de Minas Gerais
e da Bahia, além de cunhadas e sobrinhos.
Centenário da Ordem
Internacional do
Arco-Íris é celebrado
em sessão solene na
Assembleia Legislativa
O centenário da Ordem Internacional do Arco-Íris para meninas foi comemorado na Assembleia Legislativa, no dia 18 de abril último, em sessão solene no Plenário Dirceu Cardoso. A homenagem foi iniciativa da deputada Janete de Sá.
Estruturada para propósitos beneficentes e educacionais, a Ordem é dedicada à edificação do caráter de adolescentes e jovens. A jurisdição da Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas do Espírito Santo reúne oito Assembleias Arco-Íris no Estado, três em Minas Gerais e três em Sergipe. Ao todo, são cerca de 250 meninas que fazem um importante trabalho de filantropia. Já passaram pela Jurisdição 963 meninas que alcançaram maioridade.
Durante a solenidade, a líder juvenil Maria Clara Santos contou sobre a sua experiência na Ordem e relatou que presenciou meninas que conseguiram se livrar de drogas, da depressão e de relacionamentos abusivos. Destacou, ainda a responsabilidade que cada integrante assume ao entrar na Instituição e o companheirismo que elas constroem. “Ninguém tira da gente a nossa amizade, os nossos ensinamentos e principalmente o nosso arco-íris”, enfatizou.
A deputada Janete de Sá destacou que a ordem é muito importante para resgatar valores que, segundo ela, vêm se perdendo na modernidade. “Essa ordem enxerga a viabilidade de uma sociedade mais justa e mais fraterna. E eu não tenho dúvida de quanto a mulher é importante na construção da bondade perdida”, ressaltou.
Representando a GLMEES, o Grão-Mestre Walter Alves Noronha falou sobre a imensa alegria de participar da sessão solene e sobre o apoio da Grande Loja às Ordens. “Desde que assumi o Grão-Mestrado da Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo, em 2015, venho trabalhando para impulsionar o fortalecimento das Ordens Paramaçônicas, apoiando irrestritamente as suas atividades”, afirmou.
Adriana dos Santos Ferreira Franco Ribeiro
Aldo Alves Gonçalves
Aídes Bertoldo da Silva
Ana Augusta Pessin Thiengo
Ana Carolina Cau
Andréa Athayde Coutinho
Casimiro Ramos Junior
Carolina Dalva Mareto Vargas
Cecília Nalli de Freitas
Charlies Geovane Cypreste dos Santos
Emílio Augusto Trinxet Brandão Junior
Fábio Ferrari Santos
Fábio Santos Moreira
Fernanda Simões Távora
Francini Bonomo Crispim Silva
Francisco Carlos Crispim Silva
Gláucia Maria Januário Cau
Graziela Luiza Medeiros
Izaias Nunes de Jesus
José Carlos Soares
José Enes Mauro
Julia Molino
Kelly Bergamini
Laíze Nalle de Freitas
Luíza Giuberti Borghi
Lusmar Thiengo
Marcia Moura Moreira
Maria Clara Santos
Maria Gorente Colodete
Maria Luíza Lombardi Nascimento
Marco Antônio Cau
Nathália Frinhani Foresti
Neucimar Bravim
Nelcina Dias Athayde Coutinho
Ney Batista Coutinho
Rita Cosme
Rogilene Aparecida Bonomo Crispim
Rubens Vieira
Vânia Casagrande Martelli
Wagner Franco Vieira
Walter Alves Noronha
GLMEES celebra o
Dia Internacional da Mulher com evento
para cunhadas e sobrinhas
O Grão-Mestre Walter Alves Noronha e a cunhada Marilene receberam cunhadas, sobrinhas e convidadas na sede da Grande Loja, em Bento Ferreira, com uma programação especial. Durante todo o dia foram oferecidos diversos serviços de beleza e autocuidado, como manicure, pedicure, cabeleireiro, massagem e maquiagem.
No encontro também houve sorteio de brindes e uma palestra com as consultoras de imagem e estilo Mônica Paes e Marina Duarte, que deram dicas sobre autoimagem, cores e estilos de roupa para diferentes ocasiões.
6ª Corrida Maçônica:
inscrições até 22 de maio
A expectativa é de que 1000 corredores participem da prova, que terá a renda destinada ao Instituto Grande Loja para aquisição de cadeiras de roda e de banho
Reta final para quem deseja participar da 6ª Corrida Maçônica Cidade de Vitória. As inscrições terminam no dia 22 de maio e podem ser feitas pelo site www.corridamaconica.com.br. A edição será realizada no próximo dia 29 de maio, com saída e chagada em frente à Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo, em Vitória.
Os competidores têm opção de se inscreverem para os percursos de 6 e 10 km ou para a caminhada de 3 km, nas categorias Maçom/esposa de Maçom, público geral e portadores de deficiência. O valor de inscrição é de R$ 130 para as duas primeiras categorias e R$ 65,00 para atletas portadores de deficiência.
Desde a primeira prova, a renda arrecadada é destinada ao Instituto Grande Loja para a aquisição de cadeiras de roda e de banho, muletas e camas hospitalares, que são doadas ou cedidas a pessoas que necessitam de cuidados médios e não possuem recursos para comprar os materiais necessários.
“Participar da corrida faz bem para a saúde e também para o coração dos corredores, que indiretamente estão contribuindo para que possamos continuar com o trabalho de filantropia feito pelo Instituto Grande Loja”, destacou o Grão-Mestre Walter Alves Noronha.
A entrega dos kits dos competidores será realizada nos dias 27, das 13 às 18 horas, e 28 de maio, das 10 às 15 horas, na sede da Grande Loja Maçônica do Estado do Espirito Santo, em Bento Ferreira, Vitória.
O kit deverá ser retirado pelo atleta inscrito ou por representante portando uma declaração do inscrito e cópia de seu documento com foto, exceto para atletas com idade superior a 60 anos que só poderão retirar o material pessoalmente.
Parceria para construir
consciência ambiental
Preocupado com os impactos ambientais para as gerações futuras e com a importância da reciclagem, o Programa Consciência Cidadã está incentivando alunos, pais e funcionários das escolas municipais atendidas pelo programa a fazerem o descarte correto das tampinhas plásticas de garrafas pet de água e refrigerantes. Com a venda das tampinhas a uma empresa de reciclagem, será possível arrecadar recursos que serão revertidos em melhorias estruturais para as escolas do programa.
Por meio do “Programa Tampinha do Bem: Uma Ação de Preservação do Meio Ambiente”, os participantes ainda vão disputar de uma gincana entre as escolas para ver qual delas consegue reunir o maior número de tampinhas.
Também haverá palestras de conscientização ambiental, entre outras atividades que estão sendo definidas junto às seis escolas municipais de Vila Velha e sete de Cariacica que integram o Consciência Cidadã.
A ação surgiu por iniciativa da Grande Loja e do Instituto Grande Loja, que através do Programa Consciência Cidadã firmaram convênio de cooperação com o Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (Sindiplast-ES). A entidade vai viabilizar junto às empresas parceiras o recolhimento das tampinhas para reciclagem.
O programa será implantado nas escolas em abril e visa a contribuir para a conscientização ambiental, uma vez que, infelizmente, muitas pessoas ainda não têm conhecimento do prejuízo que um descarte inadequado pode causar ao meio ambiente.
“É muito interessante despertar nos alunos a consciência pela educação ambiental e a importância da coleta e do descarte correto do plástico. São pequenas ações que fazem diferença para o planeta”, destacou coordenadora pedagógica do Consciência Cidadã, Bethsean Guerra Picinalli.
O período de arrecadação das tampinhas vai até o dia 30 de outubro deste ano.
Desafio da arrecadação
também vale para as
Lojas Maçônicas
As Lojas Maçônicas também vão participar
do desafio da arrecadação das tampinhas
plásticas de garrafas pet de água e refrigerantes.
O material deve ser recolhido até o dia
30 de outubro deste ano.
Cada Loja deve fazer sua arrecadação e enviar para a Grande Loja, que vai fazer contato com o Sindiplast-ES para agendar e recolher as tampinhas. O material será pesado e um valor vai ser pago conforme a quantidade.
O dinheiro da venda das tampinhas será entregue
ao Instituto Grande Loja, que fará a compra de
cadeiras de rodas e de banho para doações,
além de prêmios para as escolas e alunos
participantes do Programa Consciência Cidadã.
Projeto Pé Torto Congênito
O Grão-Mestre Walter Alves Noronha recebeu
no último dia 12 de abril, na sede da Grande Loja,
o presidente da Cooperativa dos Ortopedistas
e Traumatologistas do Estado do Espírito Santo
(Cootes), Helio Barroso dos Reis, acompanhado
do diretor financeiro Leandro da Cunha Júnior,
da consultora Katiana Erler e do administrador
Welton do Nascimento.
Durante a visita, o Sereníssimo e os representantes
da cooperativa iniciaram as tratativas para o
retorno do “Projeto Pé Torto Congênito”, no
Hospital Infantil de Vila Velha, por meio do qual
são doadas órteses para crianças diagnosticadas
com deformidade nos pés.
Projeto Consciência Cidadã
Gilmar Guanandy Régio, presidente emérito do Sindiplast-ES;
Expedito Jorge Tavares, coordenador do Programa Consciência Cidadã;
Walter Alves Noronha, Grão-Mestre da GLMEES; Bethsean Guerra
Picinalli, coordenadora pedagógica do Consciência Cidadã, e
Gilmar Almeida Nogueira, superintendente do Sindiplast-ES,
durante assinatura do convênio na sede da Grande Loja
Inscrições abertas
para o 24º CEODES
O Congresso Estadual da Ordem DeMolay do Espírito Santo (CEODES), maior evento da Ordem capixaba, marcado para os dias 10,11 e 12 de junho, está com inscrições abertas no site
www.ceodes2022.com.br. Evento será realizado em junho, no município de Piúma.
Organizado anualmente pelo Grande Conselho Estadual em parceria com um Capítulo, a edição deste ano terá como anfitrião o Capítulo Preceptores da Esperança Nº 694, e são esperados DeMolays de diversos municípios capixabas.
Em fevereiro, os DeMolays participaram do Encontro de Líderes da Ordem DeMolay (ELODES). Para evitar longos deslocamentos e controlar o número de participantes, diante do cenário de pandemia de Covid-19, o evento foi realizado de forma regionalizada, com reuniões em Vitoria, Guarapari e Colatina.
Estiveram presentes ao evento, o Grande Secretário Nacional do Supremo Conselho DeMolay Brasil SCDB, Diego José, e o Grande Secretário de Relações Paramaçônicas do Grande Oriente do Brasil GOB, Michel Barth.
POSSES NA ORDEM DA
ESTRELA DO ORIENTE
A Ordem da Estrela do Oriente realizou, no final de 2021 e início deste ano, cerimônias de posse em seus três capítulos, instalados no Espírito Santo.
No Capítulo Grande Vitória Nº 13, em Vila Velha, foram empossados a Digna Matriarca Márcia Moreira e o Digno Patriaca Fábio Santos Moreira. Já no Capítulo Serra UD foram investidos nos cargos de Digna Matriarca Aline Silva de Oliveira e Digno Patriarca Sanges Luciano Picinati.
Em fevereiro último, o Capítulo Ilha de Vitória UD realizou a posse da Digna Matriarca Cecilia Nalli de Freiras e do Digno Patriaca Nelson Reis do Capítulo Ilha de Vitória UD - Gestão 2022.
Conduzida pelos Deputados da Ordem da Estrela do Oriente para o Estado do Espirito Santo, Rosa Verena Soares e José Carlos Soares, a cerimônia contou com a presença do Sereníssimo Grão-Mestre Walter Alves Noronha, que também é membro do Capítulo.
ARCO-ÍRIS
Maria Clara Bispo é a nova ilustre preceptora da Assembleia Plenitude das Cores Nº 02. A cerimônia de posse foi realizada, no último dia 19 de março, no Templo Maçônico da llha de Santa Maria, em Vitória. A gestão terá duração de seis meses.
Filhas de Jó
Após dois de pandemia, período em que as reuniões foram realizadas apenas em formato virtual, a Ordem Internacional das Filhas de Jó retomou, no final de fevereiro, suas reuniões presenciais. Seguindo preceitos semelhantes ao da Maçonaria, a Ordem conta com dois Betheis no Espírito Santo localizados nas cidades de Vitória e Guarapari, onde meninas de 10 a 20 anos, com parentescos maçônicos, se reúnem visando ao aperfeiçoamento do caráter, desenvolvimento pessoal e filantropia.
Capítulo Grande Vitória Nº 13
Capítulo Ilha de Vitória UD
Capítulo Serra UD
NOTAS
Graduação e
pós-graduação com
até 60% de desconto
A Grande Loja Maçônica do Estado do Espírito Santo (GLMEES) e o Grande Oriente firmaram, no último mês de fevereiro, convênio com a Faesa que vai possibilitar descontos para o colégio Faesa e cursos de graduação e pós-graduação que chegam a 60%. O benefício vale para maçons regulares e seus dependentes.
Na assinatura do acordo, a GLMEES foi representada pelo Sereníssimo Grão-Mestre Walter Alves Noronha, o Grande Primeiro Vigilante Luciheder Costa e o Grande Secretário de Relações Interiores Aldo Alves Gonçalves.
O reitor Alexandre Nunes Theodoro representou a instituição de ensino, que está presente na educação capixaba há 50 anos.
CONHEÇA OUTROS CONVÊNIOS