ARTIGO

O RITUAL DE EMULAÇÃO

Maurilio Baesso
Mestre Maçom da Loja Monte Sião Nº79

O Ritual de Emulação segue a tradição da Maçonaria como vista no Reino Unido, em especial, os procedimentos tradicionais da Grande Loja Unida da Inglaterra. Nele, após os procedimentos em Loja, a reunião não se encerra, porém, continua, em um jantar com certas formalidades, mas que propicia clima para que os Irmãos conversem fraternalmente.

Não utilizamos o termo Templo nas Lojas de Emulação, porém, Loja. Na Maçonaria Operativa, em especial na construção do Grande Templo, os Obreiros eram divididos em Alojamentos, Lodges, e era ali onde também faziam suas refeições, que recebiam as Instruções dos seus trabalhos para o dia.

A tradição atual veio da necessidade de discrição da Maçonaria Especulativa, que se reunia em Pubs, geralmente em salas reservadas, e ali faziam suas reuniões, seguidas de suas refeições.

Ao centro da mesa eram dispostos os elementos que no futuro seriam sintetizados na Tábua de Delinear. E era à mesa que o Mestre fazia suas instruções, em forma de catequese, por perguntas e respostas memorizadas, uma vez que não se era permitido haver rituais impressos. Após então o banquete era servido.

Nesta época, para funcionarem com discrição, existiam Irmãos iniciados para serem garçons, Irmãos contratados para serem guarda externo e Irmãos músicos designados para tal. Eles trabalhavam para diversas Lojas e muitos tinham nestas funções de Loja suas profissões.

Hoje, após os trabalhos em Loja, a reunião tem sua continuação em mesa, geralmente em Formato de “U”, com o Venerável Mestre ao centro, ao lado de seu Venerável Imediato (Past Master) e autoridades. Como exceção, no dia da Iniciação o novo Irmão fica à esquerda do Venerável Mestre. Nas pontas, ficam os Vigilantes, o Segundo à esquerda e o Primeiro à direita.

O Jantar em si transcorre de acordo com os usos e costumes da Loja, podendo ser servidos com turnos, por Irmãos do quadro (Mestres de Banquete), por Buffet, enfim, a critério da Loja.

As formalidades se restringem aos Brindes que na Inglaterra são: à Rainha e a Franco Maçonaria; ao Grão-Mestre; ao Grão-Mestre Adjunto; ao Representante do Grão-Mestre; ao Grão-Mestre Assistente e todos os Grandes Oficiais Passados e Presentes da Grande Loja; ao Grão-Mestre Distrital (da Província ou da Metrópole para Lojas de Londres); ao Representante do Grão-Mestre Distrital; ao Assistente do Grão-Mestre Distrital e todos os Grandes Oficiais Distritais Passados e Presentes; ao Venerável Mestre; ao Iniciado e ou Mestre Instalador, quando for o caso; aos Visitantes; outros, conforme tradição da Loja; e, finalmente, o Brinde do Guarda Externo, ou brinde das nove horas. Todos os homenageados ficam sentados enquanto são levantados os brindes. É usual a retribuição dos brindes pelo homenageado.

Para nossa Grande Loja, em especial na Monte Sião Nº79, fazemos os seguintes brindes: à Presidência da República do Brasil e à Maçonaria; ao Grão-Mestre; ao Grão-Mestre Adjunto; a todos os Grandes Oficiais Passados e Presentes da Grande Loja; ao Venerável-Mestre; ao Iniciado e ou Mestre Instalador, quando for o caso; aos Irmãos ausentes do plano terreno; aos Visitantes; e, finalmente, o Brinde do Guarda Externo, ou brinde das nove horas.

Nem todas as Lojas bebem no brinde aos Irmãos Ausentes. É chamado também de brinde das 9 horas, em alusão à posição dos ponteiros do relógio, que formam um Esquadro. Alude, historicamente, aos Irmãos que lutaram a Grande Guerra, que, mesmos afastados ou em trincheiras, saberiam que, naquela hora, todos os dias, os Irmãos estariam lembrando dele.

O texto correto é o descrito na terceira sessão da primeira preleção do Ritual de Emulação: “A todos os Irmãos pobres e desamparados, quer estejam dispersos sobre terra, mar ou ar, desejando-lhes um pronto alívio de todos os seus sofrimentos, e o retorno em segurança às suas terras de origem, caso o desejarem.”

À mesa sempre remete ao Lar, a segurança, ao aconchego. É à mesa que dividimos os melhores momentos com os Irmãos, nos atualizamos e formamos maiores laços. Aos Irmãos interessados em conhecer nosso Ritual, as portas da Monte Sião Nº 79 estarão sempre abertas.